quinta-feira, 8 de julho de 2010

Conhecendo o outro campus da UMA

Na terça-feira decidi visitar o outro campus da Universidade (Teatinos), que se parece com a EACH/USP - fica distante do centro da cidade, próximo da rodovia que leva ao aeroporto.


Na verdade, eu precisava cuidar da minha inscrição no curso de verão que farei na semana que vem, pois não tinha conseguido resolver isto por email: http://www.fguma.es/cursosverano/vercurso.php?id=237
Antes de seguir para a UMA, passei na Unicaja - uma espécie de caixa econômica regional que "domina" Málaga; além de estar em todas as esquinas, a Unicaja patrocina os times de voleibol e baloncesto (rsrs - acho muito engraçada esta palavra!) e ações de assistência social, cultura e outras coisas. O que fui fazer lá? Depósito para pagamento do curso. Site da Unicaja: https://www.unicaja.es/

Depois de fazer a tal inscrição, aproveitei para conhecer a Escuela Universitaria de Turismo (fotos abaixo - minhas, agora), na qual é oferecido o curso superior de Turismo daqui.




Como nas universidade brasileiras, nesta época do ano as salas e os corredores ficam às moscas, então decidi visitar a biblioteca da Escuela de Turismo (que não fechava na hora da siesta! rsrs). Fui atendido por uma funcionária super simpática, que me disse que (mediante a carta de apresentação que mostrei a ela) ela poderia fazer uma carteirinha para eu retirar livros para empréstimo (até 33 livros de uma vez!!!), e me empolguei!
Passei um tempão olhando os livros, separei alguns que eu retiraria e outros dos quais eu tiraria apenas algumas cópias e voltei ao balcão da biblioteca para fazer a tal carteirinha... Acontece que a funcionária que me atendeu antes já não estava mais (devia estar na siesta - rsrs), e as funcionárias que me atenderam desta vez, apesar de simpáticas, pareciam um pouco perdidas e/ou inseguras e, ao constatarem que minha carta de apresentação era de um docente de outro departamento, disseram que não poderiam fazer a carteirinha para mim... Nem preciso dizer como me senti, né?
O jeito seria, então, tirar xerox pelo menos do mais importante, e para fazer isto eu precisaria comprar um cartão magnético (como um "bilhete único") em uma máquina, no qual eu colocaria créditos no valor correspondente ao número de cópias que eu desejasse - acontece que, mais uma vez, fui pego pela siesta! A máquina estava trancada numa sala que só seria reaberta por volta das 16h00... rsrs E, mais uma vez, aproveitei para almoçar neste meio tempo...
Comprei o tal cartão e, magicamente, creditei o valor praticamente exato em relação ao que eu precisava (sobraram créditos para 6 cópias... kkk)! Voltei à biblioteca, enfiei o cartão na copiadora (que ficava numa micro sala que parecia uma estufa, de tão quente) e tirei (eu mesmo) minhas 156 cópias... rsrs
Apesar do transtorno da sala fechada na qual estava a máquina e da salinha onde ficava a copiadora, achei o sistema simplesmente fantástico!!! Nada de ter que lidar com funcionários mal-encarados das copiadoras, como no Brasil!
Devolvi os livros e agradeci (mentalmente) por não ter que voltar mais lá... Vejam a "informação complementar" abaixo.
Sobre o acervo da biblioteca: apesar de uma certa empolgação inicial, devo dizer que nossas bibliotecas não ficam muito a desejar à deles - pelo menos em relação aos livros que me interessam...

- o -

Uma informação complementar: para concorrer à bolsa da Fundación Carolina é necessário apresentar uma carta de aceite de alguma instituição de ensino e/ou pesquisa daqui e, quando descobri a Universidade de Málaga, fiz contato com diversos departamentos (incluindo a Escuela Universitaria de Turismo, que seria o local mais lógico) para solicitar a carta - sem sucesso! Acabei conseguindo, como mencionei em uma das primeiras postagens, graças à amizade do meu colega da UFPR, Prof. José Gândara, com o Prof. Enrique Torres Bernier, que é do Departamento de Economía Aplicada (Política Económica y Economía Política) e que me forneceu a carta!
O Prof. Enrique já foi (não sei se ainda é - não encontrei esta informação no site) presidente da
Asociación Española de Expertos Científicos en Turismo - AECIT (a ANPTUR deles): http://www.aecit.org/

No momento ele se encontra em Almería (uma cidade mais ou menos próxima daqui) dando um outro curso de férias, e devo me encontrar pessoalmente com ele nos próximos dias. Para os colegas professores, segue um link para um texto dele disponível na internet: http://www.uv.es/qpe/revista/num7/torres7.pdf
Quando estiver com ele pessoalmente, conto mais a respeito...

2 comentários:

  1. Oi Marcelo, tudo bom?
    Eu imagino isso ai no Domingo durante o jogo.
    Só temo que a festa vai acabar em velório pois a Holanda vai ganhar :)

    Um abraço.
    Mauricio

    ResponderExcluir
  2. Bom, vamos ver!!! rsrs
    A cidade está em festa já, tudo fechado, todos nos bares!!!
    Abraços.

    ResponderExcluir