domingo, 11 de julho de 2010

Fim de semana em Granada

Na sexta-feira passada saí do albergue (graças a Deus!) e fui ao centro de Málaga deixar parte da bagagem no local onde me hospedaria no domingo para passar a próxima semana, o Hostal Juanita; e, em seguida, fui à estação de trem para comprar uma passagem para Granada - primeiro destino que escolhi para passear fora de Málaga.
Na estação, fui desencorajado a comprar a passagem de trem pelo funcionário da estação, que sugeriu que eu fosse de ônibus pois, além de ser mais rápido, seria mais fácil - para ir de trem, seria necessário fazer
trasbordo (baldeação) e, para isto, teria que mudar de estação!
Assim, fui para a rodoviária (que fica ao lado da estação ferroviária) e, como tive que pegar uma "filinha" (a fila do fundo da segunda foto abaixo) para comprar a passagem, acabei perdendo o ônibus que estava para sair (o das 14h00) e tive que esperar o próximo, que sairia uma hora depois.



Cheguei em Granada menos de duas horas depois, numa viagem bem tranquila - dormi quase toda a viagem... rs
Na rodoviária de Granada falei com a funcionária do balcão de informações turísticas, que me deu um mapa da cidade, me indicou um hotel para ficar, fez a reserva para mim (com desconto!) e me ensinou como chegar no hotel de ônibus! Mais numa vez, fiquei impressionado com o profissionalismo.


Um pequeno "susto" na rodoviária de Granada: ao subir a esteira rolante que dá acesso a esta área externa da foto acima, fui abordado por um agente do
Cuerpo Nacional de Policía (http://www.policia.es/), que pediu meus documentos! Entreguei o passaporte e ele entrou em uma salinha na qual deve ter ido checar meus dados...
Depois de "liberado", fui para a rua pegar o ônibus, mas como fiquei no ponto errado (rsrs), perdi (de novo) o ônibus indicado pela funcionária do balcão de informações... Quinze minutos depois, embarquei para o hotel.
Desci no ponto errado (para variar), beeeem antes do hotel, mas cheguei - e me senti no Maksoud Plaza (nos seus áureos tempos)! Não tirei foto do hotel, mas era um hotel de verdade, bem diferente do que tinha usado como hospedagem até então.
O site do Hotel Reina Ana Maria é: http://www.gruporeino.com/hotelreinaanamaria.html - o Mozilla não abre a página e informa que ele foi avaliada como foco de ataques! rsrs Só consegui abrir no Internet Explorer...
Deixei as coisas no hotel e fui fazer aquele "reconhecimento da área" tradicional e necessário! De cara, já gostei, pois me pareceu uma cidade simples de se locomover a pé, gostosa e simpática!
Abaixo, uma foto de uma parte da gigantesca Catedral de Granada (que não conheci por dentro):



E a seguinte é da Capilla Real, erguida por ordem dos Reis Católicos que retomaram o controle da Espanha quando da expulsão dos árabes - foi construída por Enrique Egas, em 1504, para que servisse de sepultura a eles. Infelizmente, não a visitei internamente também.


Depois de andar um pouco, resolvi jantar e, de entrada, pedi o gazpacho (foto abaixo - da net), que é uma comida originária da Andalucía: trata-se de uma "sopa" fria de tomate, que é uma delícia!!!


Enquanto jantava, um grupo de motoqueiros parou suas Harley-Davidson na praça! E fizeram a maior festa, numa cidade que, assim como Málaga (e, penso, toda a Espanha), não dorme cedo mesmo!



Para fechar o dia, uma volta por uma das praças da cidade, na qual as andorinhas também faziam a festa! Detalhe: tirei estas fotos quando já passava das 21h40!


A foto abaixo está meio escura, não sei se se vê bem: os bares desta praça borrifavam água nas mesas para refrescar os clientes!


E por fim, mesmo, uma rosa de Granada - voltarei a este "tema" em outra postagem...


Site do órgão de turismo de Granada: http://www.granadatur.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário