domingo, 18 de julho de 2010

Um banho (de cultura e de água) árabe

Para fechar as postagens sobre Granada (afinal, já se passou uma semana desde que voltei de lá), um relato do que fiz no domingo passado de manhã: tomei um banho árabe!
Como já deve ter ficado claro em postagens anteriores, a água tem um papel fundamental para a cultura e a religião muçulmana - pelo que entendi, ao lado de uma mesquita sempre era instalada uma área para os banhos, que estavam associados à purificação espiritual; em Alhambra, a mesquita não existe mais (em seu lugar foi construída uma igreja quando os reis católicos dominaram a área), mas parte das instalações destinadas ao banho ficou (foto abaixo):


Mas não foi aí que me banhei! Em todos os folhetos turísticos da cidade, havia menção a um estabelecimento que oferecia os tais banhos - e fiquei louco de vontade de conhecer!
Passei por lá no sábado à tarde, mas só havia horário disponível para depois das 22h00; como eu não sabia bem qual seria a programação noturna ainda, mas pretendia ver o flamenco, achei melhor agendar para o dia seguinte... Sim, como em Alhambra, o ideal é agendar, pois parecia ser bem concorrido... Marquei para o meio-dia, pois sairia do hotel perto deste horário e já iria para lá com minha bagagem.
Antes que alguém comece a achar que se trata de algum lugar de sacanagem, já informo o site: http://www.granada.hammamspain.com/
Vale a visita ao site, pois não é permitido usar máquina fotográfica no local - assim, o site é a única forma de saber como é lá!
Basicamente funciona assim: me troquei (tem que ficar de sunga, short ou bermuda), deixei as coisas no vestiário e entrei numa primeira salinha onde fica o chá (que só pode ser consumido ali, durante todo o tempo do banho, que dura 1h30); ali, uma funcionária me explicou como "funcionaria" o banho.
Em seguida, vem a sala onde fica o banho frio, a sala do banho quente e a do banho morno (rsrs); pode-se ficar quanto tempo quiser em qualquer uma dessas áreas (dentro daquela uma hora e meia). Havia também a sauna úmida, as duchas e a área das massagens (que fiz, nas costas).
Ao final, uma das funcionárias surge caminhando pelas salas tocando um sino, indicando que o banho acabara (em meia hora entraria um novo grupo - assim o dia todo, todos os dias, das 10h00 à meia noite - vejam na parte de horários do site).
E, sim, os banhos são mistos! rsrs Mas, como é de se imaginar num ambiente quase religioso, é tudo muuuuito sério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário